sábado, 5 de dezembro de 2009

Banho do bebé

A hora do banho pode ser muito agradável, tanto para si quanto para o bebé, mas é bom ter atenção nas dicas de segurança:


• Não importa onde vai dar o banho. Jamais, em hipótese alguma, deixe o bebé sozinho durante o banho. Prepare tudo que vai precisar com antecedência: toalhas, produtos de higiene, fralda limpa, roupas limpas. Se a campainha ou o telefone tocarem e precisar atender, enrole a criança na toalha e a leve consigo.

• Nunca coloque o bebé na banheira quando ela ainda estiver enchendo, com a torneira aberta. A temperatura da água pode mudar ou pode-se enganar na profundidade.

• Não é preciso ferver a água do banho, a não ser que não tenha a certeza da procedência ou que se trate de água de poço.

• No caso de usar misturador ou de aquecer a água no fogão, encha primeiro a banheira com água fria e depois misture a água quente, para não correr o risco de queimar o bebé. Misture bem as duas águas – às vezes um lado da banheira fica mais quente que o outro. Esse tipo de queimadura é mais comum do que se imagina.

• Cuidado com a temperatura da água. Ela deve ficar morna, e não quente. Estudos mostram que a temperatura de 38 graus centígrados ajuda os bebés a controlar a temperatura do corpo.

• Para recém-nascidos e bebés de até 6 meses, coloque cerca de 13 centímetros de água (mais ou menos oito dedos), ou o suficiente para acomodar o bebé com água até os ombros. Muitas vezes o bebé chora no banho porque não está coberto o suficiente com água, e fica com frio. Se o bebé já ficar sentado, nunca o coloque com água acima da linha da cintura (na posição sentada).

• Ensine desde cedo seu bebé a sempre ficar sentado dentro da banheira, nunca de pé.

• Há bebés que amam o banho, e outros que já não são muito fãs. Enquanto eles são pequenos, não é absolutamente necessário dar banho todos os dia, principalmente se estiver muito frio. Mas médicos e pais concordam que um banho deixa o bebé fresquinho e tranquilo. Quando as crianças começam a gatinhar, o banho diário torna-se essencial. O cabelo não precisa de champô especial, porque produz pouquíssima oleosidade.

• Não abuse de sabonetes e champôs. Use quantidades bem pequenas, para evitar que a pele do bebé fique seca e sensível. Prefira produtos criados especialmente para bebés, porque costumam ser menos agressivos. Um banho só com água já é suficiente para limpar um recém-nascido, a não ser que ele esteja muito sujo de cocó. Evite produtos com odores fortes e feitos para adultos.

• Não deixe o bebé mexer na torneira. Quando pequeno ele não vai nem conseguir virá-la, mas assim ele já vai se habituando a não mexer. Esse conselho vale especialmente para chuveiros com misturador, em que há uma saída só de água quente.

• Os recém-nascidos, em especial, perdem calor muito rápido e ficam com frio. Para que isso não aconteça, mantenha o ambiente aquecido, enrole o bebé numa toalha com capuz e o seque rápido, para depois colocar a fralda. Não deixe o bebé muito tempo sem roupa, e depois do banho deixe-o quentinho, numa manta ou com uma boa sessão de colo.

• Seque bem todas as dobrinhas, de preferência com uma fralda de pano ou uma toalha de fralda.

• Nunca, jamais deixe seu bebé sozinho no banho, nem por um segundo (é uma coisa tão importante que até está duas vezes na lista). Um bebé pode-se afogar em 2 centímetros de água e em menos de 60 segundos.

Sem comentários:

Enviar um comentário