sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Utilidades...

Tratar do umbigo


O ideal é mantê-lo sempre bem seco, limpar muito bem depois do banho e aplicar o álcool com uma compressa de algodão (cuidado com a região circundante). N é necessário aplicar a cada muda de fralda.
Se surgir exsudado de cor "suspeita" ou algum mau cheiro mostrar logo ao enfermeiro ou ao pediatra.



Banhoca

Os profissionais defendem que para tratar do bebé só precisamos de duas coisas: aguinha e lauroderme no rabinho :) A verdade é que a pele dos bebés é muito sensível e não está preparada para a poluição que nos rodeia e a quantidade de agressões químicas contida nos 50000 produtos para bebé que nos dizem para comprar.

Por isso, para a banhoca do bebé nada melhor que água e um pouco de oleoban, mais nada. Nem champôs, nem gel duche, nem loçõezinhas do corpo e da cara e mais uma colóniazinha...

Depois da banhoca, se o bebé tiver pele a descamar, zonas de pele mais seca ou mesmo só para uma massagem, o creme gordo é o ideal.



Tratar do rabinho

As toalhitas descartáveis dão muito jeito sim senhora, principalmente quando estamos fora de casa, mas lá estamos novamente a bombardear a pele do bebé com uma série de produtos que podem ser nocivos e acabam por ser muitas vezes as causas das assaduras.

Por isso, o melhor para lhes tratar do rabinho é usar só água. Também se pode misturar um pouco do líquido de limpeza do bebé (o oleoban) ou usar as águas de limpeza (por exemplo da uriage ou da mustela). Mas o melhor é sempre só água!

Com a água podemos usar toalhitas reutilizáveis em flanela ou turco, ou até há quem já tenha utilizado e recomende rolo de cozinha, que é fofinho e resistente.

Depois de limpo é só aplicar uma boa camada de creme barreira.

Se mesmo com estes cuidados surgirem assaduras, o cicalfate aplicado duas vezes ao dia costuma resolver o assunto em pouco tempo.

 
 
Produtos (algumas dicas):


- oleoban

- creme para o rabinho (halibut, mytosil, bepanthene, eryplast ou Lauroderme. Para as assaduras já instaladas, nada melhor que o Cicalfate.)

- creme gordo barral (ou outro hidratante rico de outra marca, por exemplo uriage, mas o barral é sempre o melhor e mais barato)

- água

- toalhitas reutilizáveis em flanela ou turco ou rolo de papel de cozinha ;)

- soro fisiológico (para o nariz pode ser spray, o da uriage ou johnsons, e para os olhinhos qualquer marca em unidoses)

- aspirador nasal (a bebeconfort e a tomme tippe têm uns modelos que se podem lavar e esterilizar, procurem estes antes de gastar balúrdios em recargas narhinel)

- Bucagel (para quando os dentes chateiam) ou Bexidente (sabe melhor, não tem alcool e acalma mesmo)

- supositórios paracetamol 125 (para o que der e vier)

Sem comentários:

Enviar um comentário