domingo, 4 de julho de 2010

Cálcio e leite: necessários para a saúde óssea?

Estudos mostram que o consumo de leite de vaca para manter os ossos fortes e prevenir a osteoporose pode ser apenas um mito. Segundo os pesquisadores, as crianças e adolescentes precisam de exercício, luz solar, e uma dieta com baixo consumo de leite para terem ossos saudáveis.
O conceito não é novo. Há alguns anos, pesquisadores já alertam contra a popular ideia de que “3 copos de leite são essenciais para termos ossos fortes e saudáveis”.  Uma análise realizada em 58 estudos científicos, publicada no periódico americano Pediatrics, mostra que não há indícios que provem que os produtos lácteos promovam a saúde óssea em crianças e jovens adultos. Esta análise mostra que as evidências nas quais as recomendações de ingestão de produtos lácteos foram baseadas são insuficientes para comprovar tal teoria “, diz Dr. Lanou, autora principal do estudo. “Uma vasta maioria dos estudos examinados não encontrou relação entre lacticínios ou ingestão de cálcio e  saúde óssea.” Ao contrário, acredita-se que a principal causa de osteoporose seria o consumo excessivo de proteína animal, comum na dieta ocidental. O nível de consumo de lácteos nos Estados Unidos está entre os mais altos do mundo, e ainda assim as taxas de osteoporose e fracturas também estão entre as mais elevadas. Este paradoxo do cálcio “foi um impulso para esta investigação. Nós não encontramos nenhuma evidência para apoiar a noção de que o leite é uma fonte preferencial de cálcio”, concluem os autores.
Um outro estudo realizado pela escola de medicina da Penn State University, nos Estados Unidos, também mostra resultados semelhantes. 80 mulheres, entre 12 e 22 anos, foram acompanhadas ao longo de 10 anos para avaliar o impacto da ingestão de cálcio (através do consumo de leite de vaca), o uso de contraceptivos orais e exercícios físicos na densidade óssea.  De acordo com os pesquisadores, somente a actividade física teve um impacto mais positivo na saúde óssea.
O facto mais importante sobre o exagerado consumo de lacticínios é que para os pais, consumir muito leite, queijos e outros derivados é considerado saudável para seus filhos. Entretanto, junto com as proteínas e o cálcio, está também presente a gordura saturada, que se consumida em excesso pode levar ao aumento de peso e a outros problemas de saúde.  O aumento do consumo de lácteos em Portugal é substancial, e somente pessoas com intolerância à lactose e alergia às proteínas do leite percebem a dificuldade de encontrar alimentos em bares, restaurantes e supermercados que sejam isentos de leite e derivados.

O que deve ser feito para manter ossos saudáveis e prevenir a osteoporose?

Para os intolerantes à lactose, que consomem uma baixa quantidade de leite e derivados e para os alérgicos às proteínas do leite, esta é uma óptima notícia. Muitas pessoas com restrições alimentares de lácteos preocupam-se com a ingestão de cálcio e acreditam que o leite é sua melhor e principal fonte. No entanto, esses e outros estudos científicos vêm provando o contrário.

Faça actividade física constantemente -  estudos concluíram que o exercício físico é a chave para a construção de ossos fortes (é mais importante do que qualquer outro factor).

Procure expor-se ao sol em horários adequados por pelo menos 15 minutos – a vitamina D, sintetizada pela pele através da exposição ao sol, tem o papel de auxiliar a retenção do cálcio pelo organismo.

Evite o consumo excessivo de proteína animal – procure aumentar a ingestão de frutas e verduras.

Não fume – o tabagismo aumenta a perda óssea. Para prevenir a osteoporose é importante eliminar o cigarro de seus hábitos.


Referências:
Lloyd T, Petit MA, Lin HM, Beck TJ. Lifestyle factors and the development of bone mass and bone strength in young women. J Pediatr. 2004 Jun;144(6):776-82.
Lanou AJ, Berkow SE, Barnard ND. Calcium, dairy products, and bone health in children and young adults: a reevaluation of the evidence. Pediatrics. 2005 Mar;115(3):736-43. Review.

http://www.pcrm.org/health/veginfo/dairy.html – Fundada em 1985, o  PCRM, Comite de Médicos para a Medicina Responsável é uma organização de saúde sem fins lucrativos que promove a medicina preventiva, especialmente a boa nutrição

1 comentário:

  1. Parabens pelo blog, gosto da maneira como tratam os assuntos, qualquer colaboração minha que necessitem não hesitem .

    ResponderEliminar