sexta-feira, 21 de maio de 2010

O primeiro de muitos!

O primeiro de muitos mais encontros das Estrelinhas de Dezembro 2009 está prestes a realizar-se!!!
Ah pois ééé!

É já no próximo Sábado dia 29 de Maio.
Quem confirmou a ida mas que ainda não deu opinião quanto ao local favor de irem ao tópico no forum para responderem. E se há por aí mais alguma estrelinha interessada em ir ainda o pode fazer passando também lá no tópico "Encontro de estrelinhas de Dezembro" no de Mãe para Mãe ok?

Quanto às horas não sei bem quais fixar pois penso em quem vem de mais longe (tipo a raiuga) e terem que aperaltar criançada logo pela manhã!! Acham que 13 horas é rezoável ou preferem mais cedo?
Também podemos marcar 13 h para começar a comer mas não impedem de quem quiser vir um pouco mais cedo, de o fazer para pormos apresentações e conversas em dia!!!

Então vá toca a participar!

Jokas

terça-feira, 11 de maio de 2010

Picos de crescimento

O que são picos de crescimento?
Picos de crescimento são alturas em que o bebé aumenta a sua necessidade de ingestão de leite, ou seja, pede para mamar mais vezes e fica mais agitado. Isto acontece, pois devido ao seu desenvolvimento, o bebé vai precisar de mais alimento, e como o peito não aumenta automaticamente a sua produção, o bebé precisa mamar mais vezes para receber a quantidade de leite que precisa. Esta situação também pode acontecer em alturas em que o bebé aprende coisas novas, como aprender a virar-se, a gatinhar, a andar ou a falar, o leite materno também é alimento para o cérebro!

Quando é que os bebés têm picos de crescimento?
As alturas mais comuns de picos de crescimentos são nos primeiros dias do bebé, por volta dos 7-10 dias, 2-3 semanas, 4-6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses e 9 meses, é claro que estas são alturas que podem variar de bebé para bebé ou podem acontecer e a mãe nem dar por isso, mas é bom ter uma ideia das alturas aproximadas em que isto pode acontecer. Estes picos podem continuar a ocorrer após o primeiro ano, mas como a criança já come outros alimentos mais regularmente, não são tão fáceis de detectar.

Quanto tempo dura um pico de crescimento?
Normalmente duram 2-3 dias, mas podem durar mais. Para que estes picos sejam mais suaves e durem menos tempo, siga os conselhos que apresentamos a seguir.

O que fazer quando surge um pico de crescimento?
Deve oferecer-se o peito sempre que o bebé pede, nestas alturas o regime livre torna-se ainda mais importante pois o bebé precisa receber uma maior quantidade de leite, e como não o consegue obter todo de uma só vez, vai precisar mamar mais vezes! Quantas mais vezes o bebé mamar, maior será o estímulo e maior será a produção de leite, só assim o seu corpo se poderá adaptar às novas necessidades do bebé. Não é aconselhável suplementar, pois ao oferecer um suplemento, o bebé não vai estimular o peito tantas vezes e assim a produção não tem a oportunidade de aumentar, e não irá acompanhar o crescimento do bebé.
Nestas alturas, a mãe que amamenta pode sentir mais fome e mais sede, e deve responder a estes pedidos do seu corpo, pois pode ser necessário para o aumento da produção!
O contacto pele a pele também pode ser uma ajuda, tanto para acalmar o bebé como para aumentar a produção de leite.

domingo, 9 de maio de 2010

O choro do bebé

Surge um método revolucionário para acabar com o choro e prolongar o sono dos bebés. Segundo o doutor Harvey Karp, a criança precisa ser embrulhada e colocada de lado. Depois, os pais devem fazer barulho. A técnica conquistou a confiança de Madonna, do ex-007 Pierce Brosnan e até do governo americano, que a adoptou em creches públicas. “Os pais costumam pensar que o bebé chora, porque tem cólicas. Mas esse é um grande erro. Eles choram”, diz o médico. “Simplesmente porque não sabemos dar a eles o que eles querem”. Segundo Harvey Karp, os bebés querem que os pais sigam este método.

Primeiro, enrolar o recém-nascido em um cobertor, como se fosse um embrulho para presente mesmo. O doutor Karp explica que o bebé pode até resistir, mas acaba por aceitar e adormecer. Às vezes, só embrulhar não resolve e aí vem o segundo passo: colocar o bebé de lado. "É como um reflexo", explica ele. Se o bebé resistir, o doutor recomenda fazer um chiado forte no ouvido, funciona até com um secador de cabelo, sem aproximar muito.
A explicação para o impressionante resultado obtido por esse método é simples: Ao enrolar o bebé, balançar e fazer um ruído alto e constante no ouvido dele, os pais estão a simular um ambiente bastante conhecido, onde ele vivia apenas algumas semanas antes. Afinal, poucos lugares são tão apertados e barulhentos como o útero materno.
A técnica para fazer o bebé parar de chorar já chegou ao Brasil. A sala da especialista em cuidados com o recém-nascido Stéphanie Sapi-Lignieres está sempre cheia, observe o vídeo e comente.

Mamilos planos e invertidos

Algumas mães pensam que os seus mamilos são muito pequenos para amamentar, mas o tamanho dos mamilos em “repouso” não é importante, dado que o mamilo é só 1/3 da porção da mama que o bebé deve introduzir na boca para sugar plenamente.
O mamilo fica mais saliente nas últimas semanas de gravidez e/ou logo após o parto, pelo que não é necessário fazer qualquer manobra ou usar qualquer método durante a gravidez.
Para além deste aspecto, a mãe pode tentar rodar o mamilo entre os dedos de modo a ficar mais saliente. A utilização de moldes de mamilos durante a gravidez é desaconselhada, dado que não é evidente que ajudem a melhorar o formato do mamilo e podem lesá-lo. O que é importante é que a mãe coloque o bebé ao peito logo após o nascimento (durante a primeira hora); evite o uso de tetinas e de chupetas, para evitar que o bebé tenha maior dificuldade em pegar.
Pode deixar o bebé pegar do modo que ele quer, ter contacto pele a pele com o bebé e tentar em várias posições. Se a mama está muito cheia, o mamilo fica menos saliente, pelo que é favorável retirar uma porção de leite antes de colocar o bebé ao peito. A mãe pode ainda tentar espremer um pouco de leite para a boca do bebé; normalmente, após provar o leite, ele fica mais motivado para mamar. Pode também tentar que o mamilo fique mais saliente, utilizando uma bomba ou uma seringa de 20 ml, várias vezes ao dia durante 30-60 segundos, e sempre antes de ir amamentar. Se a mãe continua com dificuldades, após tentar estas técnicas, pode pedir ajuda a um profissional de saúde ou a alguém com experiência em amamentação.

Adaptado da OMS/UNICEF